Urolitíase, você sabe o que é?

A presença de cálculo no trato urinário, chamada de urolitíase, possui alta prevalência, o que a torna uma das principais doenças na Urologia. Sua incidência pode chegar até 20% em alguns países, apresentando grandes variações conforme fatores geográficos, climáticos, étnicos, alimentares e genéticos.

Além dessa alta prevalência, a taxa de recidiva pode chegar a 50%. Portanto os fatores envolvidos são de fundamental avaliação, visto que podemos tentar reduzir esse risco de desenvolvimento e recidiva.


A maioria dos cálculos urinários é composta de cálcio, muitas vezes visíveis em radiografias de abdome. Porém alguns pacientes possuem cálculos não visualizados no raio-X, esses podem apresentar outras composições, como ácido úrico e elementos relacionados a drogas.


O diagnóstico dessa condição varia com a situação que leva à procura pelo médico. Em quadros de dor aguda (cólica renal), a primeira conduta é o alívio imediato da dor, seguido pela realização de exames laboratoriais de sangue, urina e imagem do trato urinário. O exame com menores riscos e menos invasivo é a ecografia (ultrassonografia), sendo essa usada na maioria dos serviços como primeiro exame. A radiografia de abdome simples também pode ser uma boa opção nessa avaliação inicial. No entanto alguns casos podem deixar dúvidas ou exigir uma avaliação com mais detalhes, sendo necessária a realização de uma tomografia computadorizada.

De acordo com os dados clínicos, laboratoriais e a imagem, definiremos a melhor conduta para cada caso. Sendo que o tratamento pode variar desde a observação e seguimento até a necessidade de um procedimento cirúrgico de emergência.

Tratamento

A maioria dos pequenos cálculos (<5mm) que se apresenta no canal da urina entre o rim e a bexiga (ureter) evolui com eliminação espontânea durante um determinado período, que pode chegar a seis semanas. Se as condições permitirem, esses pacientes podem ser apenas acompanhados, ficando a remoção do cálculo indicada em situações específicas.

Quanto maior o cálculo, menor é a chance de passagem espontânea, sendo muitas vezes necessária a realização de procedimentos, como litotripsia extracorpórea (máquina que emite energia em forma de ondas externas ao corpo e fragmenta o cálculo), ureterolitotripsia (cirurgia que consiste na introdução de um aparelho pelo canal da urina para quebra do cálculo com uso de energia a laser) e outras modalidades mais invasivas que felizmente são menos frequentes (cirurgia aberta ou videolaparoscópica).

Prevenção

Assim como o tratamento dos casos agudos é importante, a prevenção de formação de novos cálculos é de igual relevância, pois até metade dos pacientes pode voltar a ter cálculos. Portanto a avaliação médica pelo urologista após o tratamento da cólica renal é indispensável. A investigação dos fatores associados irá auxiliar na tentativa de reduzir a formação de cálculos durante toda a vida.

Medidas simples, como aumentar o consumo de água (cerca de 2 a 2,5 litros por dia) e reduzir a ingesta de sódio (sal) e proteínas (carnes em geral), apresentam sucesso na prevenção de todos os cálculos urinários. Outras medidas e medicamentos podem auxiliar, mas necessitam de uma avaliação completa antes de serem estabelecidos.

Pacientes portadores de urolitíase devem sempre estar atentos a essas orientações, assim como a população em geral. Sempre que tiver alguma suspeita desse diagnóstico, a avaliação pelo urologista irá esclarecer todas as dúvidas e será imprescindível para o melhor tratamento.

Relacionados Posts

Infertilidade Masculina

Dr. Diego Carrão Winckler, Urologista Até 15 por cento dos casais são inférteis. Isso significa que eles não podem conceber um filho, embora tenham relações sexuais frequentes e desprotegidas por um ano ou mais. Em mais de um terço desses casais, a infertilidade masculina desempenha um papel. A infertilidade masculina é devida…
Ver mais

Ejaculação Precoce

Dr. Diego Carrão Winckler, Urologista A ejaculação precoce ocorre quando um homem ejacula mais cedo durante a relação sexual do que ele ou sua parceira gostariam. A ejaculação precoce é uma queixa sexual comum. As estimativas variam, mas até 1 em cada 3 homens afirma ter tido esse problema em algum momento.…
Ver mais

Câncer de Rim

O câncer renal vem aumentado sua incidência nas ultimas décadas. Tire suas dívidas sobre o câncer de rim.
Ver mais

20 Comments

  1. Heya i'm for the first time here. I came across this board and I find It truly helpful & it helped me out much. I am hoping to give one thing back and aid others such as you helped me.
  2. קמגרה למכירה בהרצליה אנשים באים אליה מהצפון, מהמרכז ומהדרום. לא לחינם נחשבת הרצליה לאחת מהערים המובילות בישראל בתחום הפנאי והבילויים. הרצליה היא עיר תוססת, עם מפגשים אנושיים רבים, metamask token factory example

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Olá, podemos te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?