Ejaculação Precoce

Dr. Diego Carrão Winckler, Urologista

A ejaculação precoce ocorre quando um homem ejacula mais cedo durante a relação sexual do que ele ou sua parceira gostariam. A ejaculação precoce é uma queixa sexual comum. As estimativas variam, mas até 1 em cada 3 homens afirma ter tido esse problema em algum momento.

Desde que não aconteça com frequência, não é motivo de preocupação. No entanto, você pode ser diagnosticado com ejaculação precoce se você:

  • Sempre ou quase sempre ejacula dentro de um minuto após a penetração
  • É incapaz de retardar a ejaculação durante a relação sexual o tempo todo ou quase todo o tempo
  • Sente-se angustiado e frustrado e tende a evitar a intimidade sexual como resultado

Fatores psicológicos e biológicos podem desempenhar um papel na ejaculação precoce. Embora muitos homens se sintam constrangidos ao falar sobre isso, a ejaculação precoce é uma condição comum e tratável. 

O principal sintoma da ejaculação precoce é a incapacidade de retardar a ejaculação por mais de um minuto após a penetração. No entanto, o problema pode ocorrer em todas as situações sexuais, mesmo durante a masturbação.

A ejaculação precoce pode ser classificada como:

  • Ao longo da vida (primária). A ejaculação precoce ao longo da vida ocorre todo ou quase todo o tempo, começando com seus primeiros encontros sexuais.
  • Adquirida (secundária). A ejaculação precoce adquirida se desenvolve depois que você teve experiências sexuais anteriores sem problemas ejaculatórios.

Muitos homens sentem que têm sintomas de ejaculação precoce, mas os sintomas não atendem aos critérios de diagnóstico para ejaculação precoce. Em vez disso, esses homens podem ter ejaculação precoce variável natural, que inclui períodos de ejaculação rápida, bem como períodos de ejaculação normal.

A causa exata da ejaculação precoce não é conhecida. Embora antes fosse considerada apenas psicológica, os médicos agora sabem que a ejaculação precoce envolve uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos.

Os principais fatores que podem desempenhar um papel incluem:

  • Primeiras experiências sexuais
  • Depressão
  • Preocupação com a ejaculação precoce
  • Disfunção erétil. 
  • Ansiedade. 
  • Problemas de relacionamento
  • Níveis anormais de hormônio
  • Níveis anormais de substâncias químicas cerebrais chamadas neurotransmissores
  • Inflamação e infecção da próstata ou uretra

Converse com seu urologista se você ejacular mais cedo do que deseja durante a maioria dos encontros sexuais. É comum os homens sentirem vergonha de discutir questões de saúde sexual, mas não deixe que isso o impeça de falar com seu médico. A ejaculação precoce é um problema comum e tratável.

Para alguns homens, uma simples conversa com um urologista pode ajudar a diminuir as preocupações sobre a ejaculação precoce. Além disso, medicamentos, aconselhamento e técnicas sexuais que retardam a ejaculação – ou uma combinação deles – podem ajudar a melhorar o sexo para você e sua parceira e são as principais formas de tratamento.

Converse com seu urologista e tire suas dúvidas.

Relacionados Posts

Infertilidade Masculina

Dr. Diego Carrão Winckler, Urologista Até 15 por cento dos casais são inférteis. Isso significa que eles não podem conceber um filho, embora tenham relações sexuais frequentes e desprotegidas por um ano ou mais. Em mais de um terço desses casais, a infertilidade masculina desempenha um papel. A infertilidade masculina é devida…
Ver mais

Câncer de Rim

O câncer renal vem aumentado sua incidência nas ultimas décadas. Tire suas dívidas sobre o câncer de rim.
Ver mais

Vacina para HPV, tire suas dúvidas

O HPV (papiloma vírus humano) é responsável pela doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente do planeta. Ela que se manifesta através de verrugas nos genitais e outras áreas do corpo e está relacionado com doenças pré-cancerígenas.
Ver mais
Open chat
Olá, podemos te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?